Fila do Pão — evento de podcasters organizado pela Tropa Dercy

A colaboração move o mundo!

Participações especiais em Podcast. Pra mais dicas visite o site https://www.sheylli.com.br/blog

Sheylli Caleffi
9 min readFeb 18, 2020

--

Criar conteúdo é colaborar. Nossa visão é limitada pela nossa experiência individual e essa é a beleza da vida pra mim: aprender e criar. Então preciso de gente! Na vida já é fundamental compartilhar e apoiar mas em podcast elevamos isso a máxima potência, a gente vive colaborando uns com os outros e com os ouvintes.

Ultimamente foram tantas colaborações incríveis que resolvi compilar aqui algumas delas, todas em podcasts que eu admiro. Coloquei o link dos sites e do spotify mas você pode ouvi-los onde preferir, estão em todas as plataformas: Deezer, Google Podcasts, Apple Podcast, Castbox...

Pra mim é sempre uma alegria colaborar com os colegas. Nos meus vídeos e no nosso podcast Baseado em Fatos Surreais sempre temos convidadas e convidados e isso faz com que o conteúdo ganhe força com novas perspectivas, novos olhares e novas vozes. Obrigada a todos que topam entrar nesse barco surreal com a gente :)

Se você quer começar um podcast tem dicas aqui:

COMUNICAÇÃO EFETIVA NO AMBIENTE PROFISSIONAL

Como a Comunicação não Violenta contribui para nosso relacionamento com líderanças, liderados e equipes? O que precisamos pra começar a praticar uma comunicação efetiva? Esse foi o papo no podcast da edtech B.Nous Sem+Delongas. Super divertido e cheio de exemplos como vocês gostam!

COMUNICAÇÃO QUE GERA RESULTADOS

No podcast Mentora.aí a empreendedora Marina Proença conversa sobre o dia a dia dela como gestora de sua própria empresa e os desafios reais do empreendedorismo. Nesse papo conversamos sobre alguns desafios de comunicação, especialmente da liderança! Aproveitem porque o papo com ela é sempre edificante 🙌

PRECISAMOS FALAR SOBRE ESTUPRO

Como se proteger de um estupro? Essa foi uma das perguntas difíceis que abordamos no podcast Projeto Piloto onde conversei especialmente com mães sobre esse tema tão tabu e infelizmente tão presente em nossa sociedade. Voce pode assistir em vídeo ou na sua plataforma preferida:

COMUNICAÇÃO PARA AUTÔNOMOS E ARTISTAS

No podcast Profissão Artista a Kaju contribui pra que artistas mais jovens encontrem seu lugar e atuem no mundo das artes. Nessa conversa exploramos as facetas da comunicação que podem contribuir com uma carreira no mundo das artes.

Também fizemos uma live com o tema Arte e Dinheiro: amigos ou rivais, que está no instagram dela e aborda como construir uma carreira financeiramente sustentável.

https://www.instagram.com/tv/CZfhyYeJM6o/?utm_medium=copy_link

COMUNICAÇÃO QUE ENGAJA

O podcast A arte de inspirar tem como objetivo ensinar algo a cada episódio conversando com pessoas que o seu host Vitor Bastos considera inspiradoras. Tive a honra de compartilhar um pouco de conhecimento e técnica pra contribuir com quem quer aprimorar sua comunicação na prática

COMUNICAÇÃO PARA A CONEXÃO

O pessoal do Rock Night me convidou pra essa conversa super irreverente entre facilitadores que amam inovação!

COMO SE APRESENTAR EM PÚBLICO

Um papo muito bacana com dicas práticas sobre esse momento que pode causar tanto nervosismo! Especialmente para trainees e estagiários que estão chegando na empresa ou no mercado de trabalho.

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

Um papo ótimo sobre esta forma efetiva de aprimorar nossos relacionamentos através da comunicação. Obrigada ao Prof Maury e ao Tato Tarcan por serem tão abertos e divertidos :)

OFICINA DE PREPARAÇÃO VOCAL

Em 2020 aconteceu o evento PodePlay onde fui convidada para ministrar a Oficina de Voz com o dublador Vitor Paranhos. Você pode pegar dicas pra aprimorar sua voz aqui:

SÉRIES PRA OUVIR

No mesmo evento Podeplay participei de uma mesa ótima de conversa sobre séries pra ouvir com expoentes nacionais desse tipo de produção, como a Paula Scarpin da Radio Novelo, o Prof Maury da Rede Geek, o Ivan Mizanzuk do Projeto Humanos e o Vitor Paranhos do Projeto Pytuna. Confira aqui:

JUSTIÇA E STORYTELLING

Em 2021 Camila e eu queríamos muito conversar sobre o momento em que a complexidade começa a parecer nas narrativas que antes se baseavam apenas na jornada do herói – que já não é mais suficiente. Decidimos bater um papo sobre as séries Elise Matsunaga (Netflix) e Caso Evandro (globoplay) e acabamos abordando outras obras como o podcast Praia dos ossos (rádio novelo) e o filme Tell me who I am (netflix)

QUEM SOU EU?

Foi bem maluco participar do podcast CháBlau que conta histórias da vida das pessoas. Uma exposição que não estou acostumada mas me deixou muito feliz com a condução carinhosa do Léo.

CHUPA CABRA

Em 2121 fui convidada para narrar um episódio muito divertido da Rede Geek em comemoração aos 20 anos do Chupa Cabra — isso mesmo que você leu — essa lenda/mistério que assolou alguns países na década de 90 fez aniversario e a série Não Acredito lançou este especial:

AUTONOMIA AUDIOVOSIAL

A importância de saber manipular os elementos da produção audiovisual pra não sermos manipulados por ela! O conhecimento dos bastidores de gravações e produções artísticas podem nos salvar de narrativas impostoras.

ATUAÇÃO E PREPARAÇÃO DE ELENCO

Amei participar desse episódio do Laboratório de Cinema que ensina cinema pra quem quer conhecer mais dessa arte! O mais legal é que a Host foi minha aluna de interpretação na Escola Superior Sulamericana de Cinema e TV no Paraná. Alem de dar aulas lá eu também ministrei aulas de interpretação, direção e improvisação na Faculdade de Artes do Paraná e em cursos livres por todo país.

Episódio para o Laboratório de Cinema

COMUNICAÇÃO E CRIATIVIDADE

Esse foi o tema do podcast da Fundação Dom Cabral Diálogos FDC que me convidou para encerrar o ano de 2019. Eles são especialistas em formação de executivos e foi uma honra e uma alegria estar com meu colega super criativo Thomaz Castilho pra abordar o tema da criatividade e inovação no ambiente corporativo. Será que as pessoas são criativas dentro das empresas?

Você já foi ou é o chefe que todo mundo odeia? Então esse episódio é bom pra você :)

CRIATIVIDADE

No Elas com Elas da Band News, fui convidada junto com mulheres maravilhosas pra falar desse tema que é a minha vida. Estavam lá a Marcela Ponce de Leon que tem comigo o podcast Baseado em Fatos Surreais, a Denna Souza, psicóloga e cantora e a Marcela Ceribelli, fundadora da agência Obvious e podcaster no Bom dia, Obvious. Então aumenta o som e aproveita a condução primorosa da Gabriela Mayer, idealizadora e host do programa. Ela também tem um outro programa para os amantes da literatura chamado Põe na Estante.

Aproveite a sua criatividade com esse papo ótimo onde mulheres incríveis dão dicas pra usa-la no seu dia a dia.

MUDANCA DE VIDA

Mais uma parceria com o Bergs no Confabulas. Papo solto e tranquilo sobre um pouco de tudo quando decidimos mudar

COMO FOI SEU DÍA?

Falando em criatividade um casal decidiu dividir essa conversa conosco durante a quarentena. Reflexões diárias com descobertas, alegrias e receios do isolamento – e as vezes com convidados! Eu fui uma delas 🤍

NOSSO 2020 – PAPO DELAS

Ahhh que ano doido, o que aconteceu mesmo? que dia é hoje? Um papo descontraído sobre nosso ano e as expectativas pra o próximo com essas duas feras do Papo Delas

RELACIONAMENTO ABUSIVO

Amei participar mais uma vez desse podcast tão bacana da Priscila Armani! Os relacionamentos abusivos ultrapassam a esfera das relações amorosas. Eles podem se instaurar nas dinâmicas familiares, profissionais e de amizade. Aprender a reconhece-los e a nos conhecer faz toda diferença pra podermos nos proteger e transformar essa situação.

O QUE É CULTURA DO ESTUPRO?

Muitas pessoas têm dificuldade em compreender essa expressão e a Gabriela Mayer me convidou junto com 3 mulheres espetaculares pra explorar esse tema tão importante e cada dia mais fundamental. O que adianta chegarmos a lua se continuamos explorando os corpos de mulheres e crianças?

FIM DE RELACIONAMENTO

Aquele momento que ninguém quer viver mas que, eventualmente, chega pra todos. Um papo maravilho a convite de meu amigo Bergs, do podcast ConFabulas! Pegue um vinho, que vamos descer a ladeira juntos!

A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS

Minha primeira participação no Confabulas, falando muito sobre esse tema que eu amo que é o aprendizado. Gravamos em São Paulo ao vivo e foi maravilhoso, conhecer cada um pessoalmente ahhhhhh não tem preço! Resultado: um episódio descontraído sobre Educação.

MÚSICAS PARA 2020

No maravilhoso Chutando a escada, eu e Marcela fomos convidadas pra criar uma playlist pra esse ano. Os hosts Geraldo e Filipe (que nunca gravam ao vivo porque cada um mora em um estado) foram na minha casa gravar e comer queijo de colônia que minha mãe trouxe do Sul. Dá o play e sobrevida lindamente a esse ano.

Músicas selecionadas com muito carinho por mim e pela Marcela pra tornar seu 2020 um espetáculo

VIOLÊNCIA SEXUAL NA INFÂNCIA

O podcast Entrefraldas é uma daquelas jóias da podosfera que discute paternidade com pais que querem muito compreender o mundo de hoje pra criar seus filhos. Eles me convidaram pra falarmos sobre esse assunto fundamental para pais e cuidadores. Isso me interessa muito porque fui vítima de pedofilia e 4 em cada 10 brasileiras será estuprada durante a vida 😱. Coordeno hoje um grupo de apoio a pessoas que sofreram violência sexual. Se quiser saber mais sobre como ajudar vitimas e informações clica aqui.

É bem didático pra gente aprender a proteger as crianças, recomendo a todos, mesmo pra quem não tem filhos.

CONVERSAS SEM FILTRO E SEM VERGONHA

Um grande momento pra gente foi participar do podcast Desqualificadas pra falar de como criamos conteúdo e contar os bastidores do Baseado em Fatos Surreais. Nós admiramos muito a Beatriz Alves e a Camila Cabete. Recomendo tudo delas, nem consigo escolher… gosto muito dos episódios “C* de framboesa” e *Tirei o silicone depois de 18 anos

MANDALA FINANCEIRA

Quando mulheres se unem pra proteger as outras, isso me dá uma alegria imensa. Esse convite que recebi do podcast Olhares podcast da Aline Hack foi pra alertar sobre esse golpe financeiro online focado em mulheres que está destruindo a vida de muitas pessoas no Brasil e no mundo. Eu denuncio ele há tempos desde que fui convidada. Também foi extraordinário conhecer a psicóloga Barbara Marques que nos ajudou a compreender porque caímos nesse tipo de golpe. É terrível porque são mulheres explorando financeira e psicologicamente outras mulheres.

A exemplo dos relacionamentos abusivos, elas roubam você, dizendo que é pro seu bem.

CONSCIÊNCIA E EXPERIÊNCIAS MÍSTICAS

Esse foi um dos convites mais divertidos que recebi. O Magickando é difícil de definir mas imagine um clube de nerds bruxos. Pessoas interessadas em espiritualidade e misticismo com muita consciência e estudos práticos — ou seja, bem meu time mesmo! Sempre participei de muitos rituais e é uma pesquisa que me encanta. Nesse episódio falamos do uso de ervas e chás pra alteração de consciencia.

EVENTO FILA DO PÃO

O evento de podcasters Fila do Pão: podcast quentinho a toda hora foi muito divertido e os temas foram sorteados na hora para representantes de 4 programas diferentes que tinham que improvisar a partir daí. Foram muitos participantes e fizemos uma playlist com episódios selecionados por eles: HQ da Vida, Ideias Negras, Multiversocast, Ninguém Aqui é Nerd, Baseados em Fatos Surreais, Crowd o quê?, Deu A Volta, Dragões de Garagem, Papo de Louco, Ponha-se no seu lugar, Pow de Cast, PQPCast, Quiprocó Podcast, RSS News, Santa Mãe do ISO Alto, Tô de REC, Zicast…

Um evento realmente colaborativo onde todos tinham voz!

Aqui tem o tema sorteado pro meu grupo: Mãe de Pet

E qui a playlist com episódios de todos os podcasts que participaram do evento!

EVENTO PODOSFERA SUMMIT

Em 2020 alguns eventos maravilhosos de podcast surgiram pra fortalecer a podosfera e profissionalizar ainda mais esse setor

EVENTO PODPLAY

Esse evento foi demais! Participei de uma mesa «Histórias pra ouvir» com muitas festas da ficção e do documentário no podcast brasileiro e em um workshop de «voz» com locutores, foi demais

HISTÓRIAS SURREAIS

E por fim, nosso querido Baseado em Fatos Surreais, que fundei com a Marcela e fui co-host por 4 anos, onde recebemos tantas convidadas que não tem nem como citar todas e colocar os links aqui. Lá nós contamos as histórias enviadas pelas ouvintes então o coração do programa é a colaboração. Afinal cada mulher é um universo. Aproveitem :)

--

--

Sheylli Caleffi

🎤 apresentadora 🎬 treinadora de comunicação e oratória 👭trabalho para a liberdade e erradicação da violência sexual linktr.ee/sheylli