Olhando pro futuro depois de um 2020 intenso e criativo

Palestras, Workshops e Lives

Muitos encontros proveitosos e projetos com conteúdo de qualidade estão acontecendo. Compartilho aqui com vocês!

Influenciadores internos

Como fortalecer a comunidade em torno de uma marca através da influência de seus colaboradores? A convite da Eletrobras realizei uma palestra treinamento sobre como criar e compartilhar conteúdo pra as redes. Estudando táticas de influência e como elas podem ser utilizadas pra nossos resultados!

Aproveitei e criei um post com alguns insights básicos sobre o assunto

A convite da Afferolab, realizei 3 palestras para a liderança da Vivo, para 1800 colaboradores, retomando conceitos importantes e sugerindo práticas pra que a comunicação com equipes se mantenha eficiente, especialmente em momentos de distanciamento.

Além das palestras desenvolvemos uma página com conteúdos de apoio e um jogo pra que cada um possa analisar de forma divertida suas habilidades e identificar onde existem oportunidades de aprimoramento. Tudo online… e em pé!

Mesmo em casa, uma boa estrutura é importante pra garantir a qualidade da transmissão e backups de emergência

O que precisamos saber hoje pra agregar valor à audiência, a nós mesmos e a vida?

Palestra a convite do 4 Seminário de Podcast do Espírito Santo no Evento Espírito Santo Innovation Experience

Um dos convites mais bacanas que eu recebi foi o de levar minha experiência neste tema tão pulsante hoje e que me interessa particularmente. Desde o início da pandemia participei de eventos incríveis com marcas e agencias parceiras de longa data reinventando a maneira de conectar colaboradores e equipes. Neste grupo de pesquisa que reúne representantes de diversas marcas com operação no Vale da Paraíba levei alguns cases que considero emblemáticos comentando o que funcionou ou não:

Premiação da Pepsico com Chitaozinho e Xororó com a Agencia Boa onde fui roteirista e diretora artística. Uma live espetacular onde as pessoas interagiam com os artistas. Com a Boa também fizemos uma live pra estudar sobre o Futuro das Marcas e arrecadar fundos pro projeto Ajude um freela onde fiz o roteiro e fui mestre de cerimonias

Experiência de vieses inconscientes pra trabalhar diversidade em evento da Bayer com a Rito onde fui roteirista e mestre de cerimonias. A Rito cria experiencias imersivas de aprendizagem, já somos parceiros ha anos e criamos experiencias incríveis pra pensar e criar o futuro de empresas.

70 anos Yazigi com a Blend Inspire onde fui mestre de cerimonias. A Blend tem uma maneira de fazer eventos online bem específica que vc pode acoplar ao seu evento já pronto, unindo arte e cultura de doação.

Educação em rede com a Nova Escola onde fui idealizadora do projeto e mestre de cerimonias. 8 semanas entrando ao vivo 2X na semana para milhares de professores e moderando 8 grupos de whatsapp e 1 grupo de facebook.

BV Encontro de Líderes com a agencia Onze onde fui diretora artística. Um mega evento montado no espaço do cliente coma Thais Araújo como mestre de cerimonias e show do Paralamas do Sucesso em Estúdio adaptado na empresa de equipamentos — outra sacada incrível da Musik em São Paulo.

Itau evento focado em game de DFFPCRM com a agencia Onze onde fui diretora artística em um estúdio pronto como temos em São Paulo hoje com equipe ótima.

Como potencializar as Core Skills através do Wake Up Talks

Um encontro pra discutir as habilidades que todos precisamos pra lidar não apenas com o trabalho mas com a vida – já que hoje esses dois mundos não tem mais separação. O Wake Up Talks é um ciclo de palestras pra empresas, que despertam o olhar pra essas habilidades. Fui convidada pra apresentar essa live que teve uma excelente participação da audiência onde todos aprendemos mais sobre o que já temos e podemos aprimorar.

Você pode assistir a live aqui: https://youtu.be/3ofyDdgJifY

1 – A mentira. Regras não explícitas que são impostas por espaços de poder e por não serem explícitas não podem ser contestadas. Isso está relacionado diretamente a ambientes que não são seguros psicologicamente;

2 – Estratégico e tático caminhando juntos, habilidade de colocar sua experiência individual em contexto social e global;

3 – Ausência de visão estratégica e consequências a longo prazo;

4 – Falta de sendo de pertencimento e comunidade que gera falta de empatia. Interdependência e interconexão. Não entendo que sou parte do mundo e que todos os problemas e conquistas me pertencem em algum grau.

5 – excessivo foco no individuo e ausência de visão sistêmica. Consertando problemas focais sem atuar nas causas dos problemas (ex: síndrome da impostora que coloca nas mulheres os problemas sistêmicos como se elas devessem ser consertadas)

6 – Responsabilidade. Precisamos nos responsabilizar mesmo que não tenhamos sido nós os criadores daquela comunicação podemos ser nós a multiplica-la;

https://www.instagram.com/tv/CT7ctNfg-Dn/?utm_medium=copy_link

No encontro anual da LVBA Comunicação fui a responsável pela oficina de integração do time no primeiro encontro presencial na pandemia 🥰 Foi espetacular é muito emocionante!

O Núcleo de Educação à Distância da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo me convidou pra inaugurar uma trilha digital falando sobre a produção de vídeo em casa para professores. Foram mais de 2 mil pessoas ao vivo numa aula super descontraída onde falamos de como encantar os alunos com os recursos que temos em casa e principalmente nos cobrando menos, afinal somos educadores e não artistas de cinema :)

Como vender meu trabalho?

Oficina de Comunicação para músicos do projeto Sustenidos que possibilita intercâmbios internacionais pra jovens brasileiras e brasileiros que atuam na música

Nessa oportunidade rodei uma pesquisa prévia com os profissionais de educação sobre alguns pontos que sempre aparecem sobre as dificuldades em fazer vídeos caseiros. Compartilho algumas respostas aqui com vocês:

A pesquisa completa pode ser baixada gratuitamente no link abaixo, é só preencher seu email pra ter acesso:

A convite da FDC treinei os consultores para que possam encantar ainda mais seus clientes quando apresentam os resultados de negócio. Um evento incrível na sede em Nova Lima MG.

Brincando com um dos participantes após o treinamento: muita criatividade e história pra contar!

Um bate papo muito, mas muito bom mesmo com educadores sobre como os desafios de nos comunicarmos em vídeo com nossos alunos e público

Live na semana da comunicação com Fábio Lins no instagram

https://www.instagram.com/tv/CT7ctNfg-Dn/?utm_medium=copy_link

Como trabalhar presença de palco online? Amei esse desafio e chegamos em um resultado incrível com a turma de formandos 2020 e 2021 do curso de pós graduação em voz do CEV Consultoria e Treinamento em Comunicação Humana.

Neste ano junto com a Marcela do podcast Baseado em Fatos Surreais realizei o curso de 8h de Storytelling online para a Aberje — Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Ja temos com eles uma parceria duradoura e também fomos responsáveis pelo workshop de 4h de podcast.

A Nova Escola é conhecida pela educação inovadora e em 2020 fizemos muitas parcerias, entre elas o workshop de roteiro TTT Train the Trainer para profissionais responsáveis por treinar o time que vai expandir a nova metodologia do ensino de inglês em escolas públicas de todo o país.

Outra contribuição que realizei foi esse vídeo, também falando de roteiro mas para professores do ensino fundamental:

Confira aqui a live

Já parou para pensar na melhor história que você já ouviu e contou?

O storytelling traz essa habilidade de transmitir uma mensagem de forma inesquecível!

Porque pode até ser que você não se lembre do nome de um filme, ou livro, mas certamente irá lembrar daquilo que mais te marcou na identificação daquele enredo.

Convido @sheylli , ela, que tem experiência com direção teatral, podcast, vídeos, desenha e ministra cursos, entregando sua criatividade e saberes através das infinitas possibilidades de se expressar, e contar uma boa história!

Fui apresentadora e roteirista desse Evento Híbrido: P2P, O Futuro das Marcas onde discutimos o que tem funcionado e o que aprendemos até agora com a pandemia e o poder das comunidades. Nosso convidado foi o Felipe Teobaldo, que cria estratégias de marca e cultura. Nesse evento divulgamos o movimento @ajude1freela que busca trazer dignidade aos profissionais de eventos que tiveram seu trabalho interrompido nesse momento.

Este foi um dos projetos mais interessantes de 2020. A convite da Afferolab desenvolvi com o Baseado em fatos Surreais uma dinâmica para sensibilizar os participantes do treinamento de Compliance da JBS gerando transformação através da arte de contar histórias. Foi uma surpresa para quem participa todo ano desse treinamento que mostrou-se muito efetivo. O Storytelling pode chegar aonde nem imaginamos!!!

Encontrar a Egnalda Côrtes é sempre uma alegria e tivemos uma bate papo na sala Mulheres e Ambição. Inspirada em algo que ela sempre fala sobre a dificuldade que muitas temos com essa palavra.

A produtora Rabisco me convidou pra um desafio divertido com muitos trava-línguas li-te-ral-men-te. Atuar na divulgação de 12 livros infantis da nova coleção da Editora Moderna.

A copa mais louca, doida, alucinada, desatinada, maluca e insana que a internet já viu! Um dos convites mais felizes e divertidos de 2021 foi ser jurada da copa nacional de palhaços onde 50 palhaças e palhaços de todo o Brasil competiam online por um prêmio em dinheiro. E eu ainda estava ao lado da Lucy do @anellysando que é de morrer de rir eu nem conseguia me concentrar kkkkkk

Eu amei participar, realmente admiro essa arte, tenho muitas pessoas amadas que vivem profissionalmente como palhaças e palhaços e espero que possamos aprender com elas a viver a vida com mais leveza e amor

Transformar um evento presencial em online exige mais do que apenas filmar o que se fazia antes. Os executivos da Asics perceberam isso e treinei todo seu time para este novo formato, buscando interação com a audiência pra criar uma experiência inesquecível. Em um curso de 4h com mentoria individual conseguimos aprofundar o desempenho de todos. Foi muito legal!

Minha parceria com a Carine Ross que fomenta a liderança feminina no Programa Elas e agora da Newa vem de longa data. Foi uma alegria contribuir mais uma vez para o desenvolvimento de mulheres que são e serão destaque em sua áreas de atuação.

Fui entrevistada pela super jornalista Sandra Nodari nessa live ótima para os alunos do curso de jornalismo.

Acesse a live aqui

Trabalhei como roteirista e atriz para a Rito criando uma experiência imersiva online para os colaboradores de uma grande empresa sobre vieses inconscientes - que eu amo! Utilizamos nossos estudos em inovação e tecnologia pra que todos pudessem realmente vivenciar o tema. A Rito é uma das empresas com quem trabalho criando experiências inesquecíveis de aprendizagem. Não posso contar tudo aqui mas garanto que é top!

A Blend Inspire me convidou pra ser a apresentadora do evento de comemoração de 70 anos Yazigi. Foi um evento híbrido onde eu estava em um estúdio junto com uma banda ao vivo e os colaboradores em suas casas. A Blend une a arte e o apoio a projetos sociais pra criar eventos únicos e dinâmicos. Foi demais!

Antes da Pandemia participei como apresentadora da palestra varejo 2022 da White Rabbit juntamente com uma das sócias, Vanessa Mathias, de quem sou super fã. O trabalho dessa empresa é incrível e quando falamos de tendências elas são as primeiras na minha mente. Conheçam! Nessa palestra a equipe internacional da WR compilou as principais tendências que veremos nos próximos anos, especialmente as relacionadas ao negócio do cliente.

O que é propósito e como você descobriu o seu? Foi com essas 2 perguntas que eu saí desarvorada pesquisando em publicações e fazendo entrevistas pra realizar um talk em 2020 num evento muito bacana, o Creative Mornings.

Quando me convidaram pra falar de PROPÓSITO fiquei muito feliz e me senti bastante desafiada já que, confesso, sempre tive um pouco de ranço desse tema. Aproveita!

Live sobre o podcast Baseado em Fatos Surreais 🙌 a convite do professor do prof. José Martins Ladeira do curso de Comunicacao Social da Universidade Federal do Paraná UFPR

Criar conteúdo online é uma aventura que os podcasters conhecem bem. Nesse encontro abordei alguns equívocos comuns que eu e colegas podcasters já cometemos e estratégias pra lidar com eles! O Podosfera Summit surgiu pra fortalecer a podosfera e profissionalizar ainda mais esse setor.

Nessa mesa redonda online com a presença de produtores de podcasts seriados contei um pouco de como funciona o Baseado em fatos Surreais e aprendi muito com convidados incríveis. Realmente uma aula pra quem produz conteúdo em audio.

Essa Oficina prática foi um espetáculo. Nunca tinha trabalhado com o Vitor Paranhos que é dublador profissional e juntos conseguimos, no melhor match possível, aprender e ensinar com reflexões e exercícios que permitiram ao público exercitar suas possibilidades artísticas através da voz 💚

Pra acompanhar a página clica aqui

Falando em Podcast, teve muito, mais muito mesmo e o projeto Agosto Surreal reuniu convidadas espetaculares com 1 episódio por dia no mês de agosto. Na verdade até ultrapassamos essa marca e chegamos a 32 episódios no mês para além dos semanais que estávamos habituadas. Num ano surreal, muita história surreal pra vocês!

Em 2020 recebi muitos convites felizes de pessoas admiráveis pra falar de comunicação, violência, relacionamentos, pandemia… Enfim! Uma chuva de alegria e colaboração que me salvou dos dias angustiantes desse ano! Estão todos no link abaixo!

Palestra em junho para os professores da Escola Prof. Joel Antônio de Lima Genésio — Presidente Prudente SP. Um convite que aceitei com muito entusiasmo porque conheço os professores da rede pública do Brasil e sei o quanto amam e se dedicam a aprender sempre! Temas: Ensino online, insegurança ecomo aprimorar as aulas.

Participação em Talk Show no evento de empreendedorismo materno B2Mamy com o colega Gustavo Tanaka.

O que você faz? Saber responder essa pergunta de forma engajadora pode ser determinante na sua vida profissional. Um workshop sobre como conquistar clientes e criar oportunidades aprimorando nossa fala realizado no grupo de estudos sobre tempo e inovação Sandglass.

Um papo ótimo com vários exemplos de organização do espaço e como você pode adaptar a sua casa pra fazer boas lives e dicas pra desconstrair.

Dois temas super próximos que criam nossa imagem social e reputação. A convite da Lais, conversamos sobre como eles se complementam pra uma expressão autêntica que trás resultados.

Como diferenciar cobiça e ambição nas nossas parcerias profissionais? Muitas vezes recebemos propostas que podem ser consideradas indecentes porque nem propostas são. Como identificar o que vale ou não a pena de acordo com o perfil do proponente? Como negociar com essas pessoas? A Egnalda me convidou pra essa conversa essencial especialmente para profissionais independentes.

Treinamento para professores imigrantes e refugiados apoiados pela ONG Migraflix sobre a adaptação de aulas e oficinas presenciais para online, com recursos que temos em casa.

Já sou voluntária há alguns anos e recomendo que você conheça esse trabalho extraordinário pra ter a oportunidade de aprender com outras culturas e sotaques. Seu coração sabe mas é no encontro verdadeiro com outras realidades que ele realmente se expande e aumenta!

Amei criar e apresentar esse projeto da Nova Escola em Parceria com o Facebook. Durante 2 meses entrávamos ao vivo 2X por semana explorando ferramentas digitais e estratégias para aulas remotas com professores da Rede Pública de ensino, através de aulas e entrevistas, com mais de 30 horas de conteúdo. Eu tb administrava 8 grupos de whats com professores de todo país! Tudo gratuito! Está disponível no youtube, corre lá ;)

Fui apresentadora e moderadora do programa Educação em Rede da Nova Escola em Parceria com o Google.org que ensina ferramentas digitais para professores da Rede Pública de ensino.

Oratória e Comunicação nas redes sociais foi o foco desse papo com a Dalvinha. um papo tão bom que até a internet não deu conta e muitas vezes caiu mas a gente não, ficamos firmes no propósito de uma comunicação mais autêntica e efetiva!

Será que conteúdo é realmente o Rei? Quem vai começar a fazer vídeos tem muitas dúvidas e inseguranças, a Camila Aranha me convidou pra conversar sobre isso e foi ótimo!

Algumas notícias nos chocam, e elas tem a ver com cultura. Em novembro de 2020 um jogador do Internacional foi demitido após declarar em um vídeo que dopou uma mulher para estupra-la (clique pra ler a reportagem e ver o vídeo). A BandNews me convidou pra falar sobre o assunto.

Para assistir no Facebook clique aqui e para assistir no Instagram clique aqui

A convite da professora Fernanda Vaz realizei esta aula aberta para os alunos da Faculdade de Medicina de Blumenau sobre a violência sexual no país.

Palestra em 01.06.2020 para 90 alunos e professores do primeiro e sétimo período da Faculdade de Direito Unidep PR com foco em Violência Sexual no Brasil e o papel de cada um na mudança deste cenário.

Não precisamos ser heroínas e heróis pra salvar vidas. A convite da Escola Superior de Propaganda e Marketing por ocasião da Semana da Mulher elaborei uma palestra interativa sobre o poder da colaboração no acolhimento e saúde de vítimas de violência sexual através da experiência com o grupo de apoio que fundei chamado "As incríveis mulheres que vão morrer duas vezes" lá acolhemos vítimas, estimulamos o debate e a informação sobre o assunto.

A super palhaça Scarlate me convidou pra um papo bem divertido sobre comunicação. Nós fomos colegas na Faculdade de Artes do Paraná e aproveitamos também pra matar a saudade. Obrigada!

Uma palestra onde analiso cases praticos de aprimoramento da comunicação — começar a fazer videos, vender seu projeto em reuniões, vender seu trabalho no encontro com um possível cliente. Realizada no Festival de Inovação Hacktown 2019

Link da programação
Com o podcast Baseado em Fatos Surreais, realizamos muitos workshops e oficinas para criação de programas em Festivais de Inovação e Empresas. Também produzimos podcasts para o mercado corporativo. Clique pra saber mais.

Participei facilitando um bloco deste projeto resultado do trabalho incrível da White Rabbit (empresa de tendencias) e da Rito (experiências imersivas de aprendizagem).

Todo ano temos esse evento sobre Mulheres e Tecnologia. Em 2018, alem de ser a apresentadora eu tambem conversei com a audiencia sobre o problema da violência sexual no nosso pais.

Treinamento sobre criação de experiências para o Airbnb para professores imigrantes e refugiados apoiados pela ONG Migraflix

Evento de Liderança Feminina em tecnologia onde criei e facilitei a experiencia s encontro com as organizadoras da Upwit

Reportagens e entrevistas

🎤 apresentadora 🎬 treinadora de comunicação e oratória 🎧 podcast @bfsurreais 👭trabalho para a liberdade e erradicação da violência sexual linktr.ee/sheylli

🎤 apresentadora 🎬 treinadora de comunicação e oratória 🎧 podcast @bfsurreais 👭trabalho para a liberdade e erradicação da violência sexual linktr.ee/sheylli